Sempre ouvi falar que instalar energia solar é coisa de milionário, que custa caro. Isso é verdade?
Isso já foi verdade. A indústria de produção de equipamentos para sistemas solares evoluiu muito nos últimos anos, ganhando em escala e eficiência. Com a redução dos custos, o sistema solar se ficou mais acessível se tornando um investimento que pode trazer bons resultados financeiros, além dos benefícios ambientais. Veja no gráfico abaixo a evolução dos preços dos módulos fotovoltaicos, principais componentes do sistema.
Sistemas solares fotovoltaicos possuem grande durabilidade e os equipamentos possuem vários anos de garantia. Para garantir a durabilidade, a empresa que irá fazer a instalação do sistema deverá observar diversas características desde definições de projeto até cuidados na montagem do sistema durante a instalação. É importante procurar empresas idôneas e com profissionais competentes para garantir que seu sistema produza a energia esperada de maneira segura e duradoura.
Uma opção para aqueles que não dispõe de capital para o investimento, ou simplesmente não gostariam de se descapitalizar, são os financiamentos. Com algumas linhas é possível financiar até 100% dos custos da instalação e ainda pagar uma parcela de financiamento inferior ao valor economizado na conta de energia.
Por exemplo: Em um sistema de 4,90 kWp financiado 100% pela linha FNE Sol, o cliente consegue pagar o financiamento com o valor economizado e ainda sobra, conforme pode ser observado no gráfico abaixo, da comparação de gastos acumulados com o financiamento e a economia acumulada na conta de energia.
Analisando financeiramente, os sistemas solares fotovoltaicos são um ótimo negócio. Sistemas solares fotovoltaicos necessitam de pouca manutenção e possuem diversos benefícios tributários, conforme discutido aqui.
Quer receber uma análise de investimento para um sistema solar na sua instalação? Entre em contato e receba uma análise preliminar de investimento sem compromisso.