Os principais bancos oferecem linhas exclusivas para o financiamento de sistemas de geração solar fotovoltaica.
Linhas para diversos setores: Residencial, comercial, industrial, produtor rural, cooperativas e prestadores de serviços.
BANCO DO BRASIL
Dentre as opções estão as linhas para produtores rurais: FCO Rural, Inovagro, Investe Agro e Pronamp, para a agricultura empresarial; Pronaf Eco, para a agricultura familiar; e Pronaf Agroindústria e Prodecoop, para cooperativas agropecuárias. As taxas variam de 2,5% até 12,75% ao ano e o prazo médio de 10 anos. O financiamento pode ir até 100% do projeto.
Para a área urbana há a linha PROGER URBANO EMPRESARIAL: As taxas de juros variam bastante de acordo com o relacionamento que o cliente possuir com o banco. Até 72 meses para o financiamento com limite de financiamento de R$1 milhão, limitado a 80% do projeto de investimento.
Uma opção para quem não gosta de burocracia é o Consórcio Bens Sustentáveis, esse consórcio segue o mesmo modelo dos tradicionais consórcios de automóveis e imóveis.
CAIXA ECONÔMICA
A Caixa Econômica Federal financia projetos de energia solar em sua linha de crédito Construcard, destinada para a compra de material de construção. Com uma taxa de juros em torno de 1,95% ao mês, o projeto pode ser parcelado em até 240 vezes. O financiamento está disponível para pessoas física e jurídicas. No site do banco você pode fazer uma simulação dos juros e prazos do empréstimo.BNDES
O BNDES disponibiliza crédito para a instalação de sistemas fotovoltaicos com um parcelamento de até 120 vezes. Disponível para pessoas física e jurídica, com taxa de juros a partir de 4,03% e até 100% do valor investido.No Espírito Santo o Banestes opera as linhas BNDES FINAME Energia Renovável e Programa BNDES Fundo Clima.
SANTANDER
O Santander disponibiliza crédito para a instalação de sistemas fotovoltaicos com um parcelamento de até 60 vezes. Disponível para pessoas física e jurídica (correntistas e não correntistas), a taxa de juros varia de acordo com os valores, prazos e demais condições escolhidas pelo beneficiado.BANCO DO NORDESTE
O Banco do Nordeste abriu uma linha de financiamento específica para projetos de micro e minigeração de energia solar. O FNE Sol está disponível para empresas, produtores rurais, cooperativas e associações dos estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com um prazo de pagamento de até 144 meses, o FNE Sol financia até 100% do valor da obra (material e serviços).Faça uma simulação das parcelas no site do Banco do Nordeste